O advogado Luiz Gustavo de Andrade, membro do IPRADE, participou dos dias 19 a 22 de novembro da Missão de Observação das Eleições do Chile, junto à delegação brasileira e outros membros da Academia Brasileira de Direito Eleitoral (Abradep), como Marcelo Peregrino, Gustavo Paim e Frederico Almeida. A delegação é composta por representantes da Justiça Eleitoral e das principais entidades eleitorais brasileiras.

A Missão de Observação Eleitoral Internacional faz parte da atuação da Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral (CAOESTE) e da iniciativa da “Transparencia Electoral”.

Além das eleições para presidente e parlamentares, este ano marca também a aprovação de um processo de modificação da Constituição do Chile. O tema também foi objeto de observação pela delegação brasileira.

A agenda de atuação incluiu o acompanhamento das etapas das eleições, como serviço eleitoral e funcionamento dos centros de votação no dia do pleito. Outras atribuições se referiram a discutir com constituintes e integrantes da convenção constituinte do Chile as regras do processo de modificação que o país vive.