“Chega de líderes individuais, nós precisamos de uma democracia coletiva. O que será permitido pelo mundo virtual, contribuindo com a perspectiva de um país mais justo para todos e sobretudo para aqueles que ainda vão nos suceder” defendeu o advogado Guilherme Gonçalves durante o TED Alike que deu início às atividades do penúltimo dia do VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), nesta quinta-feira (20/8), às 9h.

Durante o painel nomeado “Os desafios das convenções partidárias virtuais e as oportunidades para promoção da democracia intrapartidária”, Gonçalves discursou sobre a importância das convenções virtuais e como estas nos proporciona a garantia da democracia interna.

O advogado questionou ainda a potencialidade das convenções virtuais e afirmou que a possibilidade do on time e online tanto para os delegados e filiados, quanto para os cidadãos, proporciona uma plena efetividade. Isso porque ela garante que os cidadãos conheçam o modo que as instituições realizam seus processos, cumprindo assim com a cidadania. “Com isso, a democracia interna deixa de ser um mito e uma possibilidade, passando a ser uma necessidade”, constatou Gonçalves.

“Isso porque certamente, mais do que as meras convenções virtuais que serão necessárias e só serão possíveis nesse momento, passamos a ter instrumentos que podem determinar que os partidos políticos passem a fazer, do respeito à democracia interna, da motivação da participação dos seus filiados e da democratização do processo de escolha dos seus candidatos; uma necessidade pragmática”, declarou o advogado. “O respeito efetivo aos mecanismos dessa virtualidade das convenções pode, de fato, exigir que essa democracia interna seja efetivada”, concluiu.

Sobre o VII CBDE

O VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral é o maior e mais tradicional evento sobre o tema do Brasil e ocorre pela primeira vez totalmente on-line, de 17 a 21 de agosto. O evento reúne acadêmicos, advogados, magistrados, membros do MP, servidores da Justiça Eleitoral e ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STF) e do Supremo Tribunal Federal (STF). A programação conta com mais de 140 palestrantes de 7 países.

O VII CBDE é organizado pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) e com o centro universitário Unibrasil.