Vereadores de todo o estado estão reunidos em Curitiba, na sede da Assembleia Legislativa do Paraná, para o 5º Congresso de Fortalecimento da Vereança, que marca os 30 anos de atividade da União das Câmaras, Vereadores e Gestores Públicos do Paraná (Uvepar), organizadora do evento com apoio do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e da Assembleia

A abertura ocorreu na tarde desta quarta-feira (12), no plenarinho da Casa, com a presença de diversas autoridades e vereadores e gestores públicos de todas as regiões do Estado.

Participante da mesa de abertura, a presidente do Iprade, Ana Carolina Clève, convocou as vereadoras presentes no encontro a incentivarem a participação feminina na política, dizendo que “de nada adianta punir os partidos políticos que não cumprem as cotas de candidatas mulheres se não tivermos mulheres dispostas e preparadas para participar da política”. Ela destacou, ainda, sua preocupação com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 56/19, que prevê a unificação das eleições, fazendo com que os brasileiros escolham seus prefeitos e vereadores no mesmo pleito em que elegem o presidente da República, governadores, senadores e deputados. Ela alertou que, se, a primeira vista, a medida pode representar um benefício aos atuais prefeitos e vereadores, que poderiam ter seus mandatos prorrogados por dois anos para que o novo pleito ocorra apenas nas eleições gerais de 2022, a PEC é prejudicial ao processo eleitoral e à municipalidade no longo prazo. “Precisamos de eleições a cada dois anos para manter despertado o interesse da população pela política. Além disso, ao unificar as eleições, podemos ver a pauta municipal, fundamental para o dia a dia do cidadão, já que é na cidade que ele vive e são as transformações da cidade que interferem diretamente em sua vida, ser suprimida pelas questões nacionais’, disse.

No primeiro painel, o ex-presidente do Iprade Orlando Moisés Pessuti reforçou a necessidade de estruturar melhor os prestadores de serviços públicos, sejam eles vereadores, secretários ou prefeitos. “Hoje temos aqui vereadores, que é um agente público que busca capacitação constantemente. E a Uvepar tem levado isso para o interior e agora em Curitiba. Eventos como estes comprovam que o vereador quer representar bem a população, o seu eleitor. Eu entendo que a capacitação é a solução para o aperfeiçoamento para a gestão Pública”.

Moisés ressaltou que não são apenas os novos políticos que devem buscar aprendizado e aperfeiçoamento. “Importante para os novos e para os antigos também. Com o dinamismo que nossa legislação muda, com as novas tecnologias implementadas não apenas na gestão pública, mas no exercício de profissões e de funções públicas, aqueles que estão há vários mandatos acabam criando certos vícios que não são mais condizentes com a atualidade da administração pública e por isso precisamos sempre trazer aqueles que já estão há mais mandatos também, além dos novos, para que aprendam e mostrem à sociedade o quanto estão prontos para exercer a sua função”.