A organização do I Electoral Moot Court Competition divulgou nesta segunda-feira (3) os seminifinalistas da competição durante uma transmissão ao vivo, com representantes das entidades organizadoras. Estão à frente do EMoot o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), o Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), a Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Comissão de Direito Eleitoral da OAB Nacional.

Foram selecionadas as seguintes equipes: 122 (Paraíba), 127 (Amazonas), 133 (Minas Gerais), 134 (Rio Grande do Sul),137 (Paraná), 138 (Distrito Federal), 149 (Alagoas) e 234 (Bahia). Entre os que não foram para a semifinal, os 10 mais bem classificados terão a oportunidade de atuar como relatores durante do VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), contribuindo com o registro acadêmico do evento.
A final e a semifinal do Emoot ocorrem durante o VII CBDE, que será realizado de 17 a 21 de agosto totalmente em ambiente virtual.

Alto nível

Os competidores do EMoot são estudantes de direito que participam de uma simulação de corte eleitoral e são avaliados pelos memoriais, pelas sustentações orais e pelos vídeos enviados.
“A ideia foi provocar os competidores para que passassem pelos temas complexos que hoje estão no TSE”, explica Luiz Fernado Pereira, presidente do CBDE e idealizador do EMoot.
“Fomos surpreendidos pelo desempenho dos nossos oradores. A qualidade e a capacidade argumentativa impressionou todos os avaliadores”, disse Laila Melo, membro da Comissão Organizadora do EMoot.
O presidente da Abradep, Marcelo Weick, destacou alguns números da competição ao agradecer aos mais de 120 avaliadores envolvidos nas rodadas. “Foram mais de 56 rodadas e 55 equipes participantes. E tivemos um grupo de jovens voluntários que atuaram como mentores e ajudaram a realizar a primeira competição brasileira de direito eleitoral, estamos criando uma nova cultura educativa”, descreveu.
“É a primeira competição de Direito Eleitoral do Brasil e não começou pequena. Começou grandiosa”, disse a advogada Vânia Aieta, uma das avaliadoras do moot, em um vídeo exibido durante a transmissão.

O maior e melhor
Realizado desde 2008, o CBDE é reconhecido como o mais importante evento de Direito Eleitoral do Brasil. “O VII CBDE será não apenas o maior e melhor, mas o mais inovador e mais disruptivo evento de direito eleitoral do país”, descreveu a presidente do Iprade, Ana Carolina Clève.
“Nesse momento preocupante da democracia, podemos contribuir ao debater a democracia, em uma eleição, que pela primeira vez terá a marca dessa doença”, observou o presidente do Ibrade, Henrique Neves. “É o momento de pensar no meio digital. Temos que nos unir, somar esforços, é isso que o direito eleitoral merece”, concluiu.