O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, participou do TED alike sobre a criminalização da política e das doações de campanha. “Todos nós queremos o combate à corrupção, mas como a combatemos é que vai definir o Brasil que teremos para o futuro”, afirmou.

Para Kakay, devemos seguir a Constituição como um todo e não de acordo com a interpretação dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “O Supremo pode muito, mas não pode tudo. Precisamos ser a corrente que tem coragem de fazer o enfrentamento necessário para garantir o cumprimento da Constituição”, disse.

“As doações oficiais estão sendo criminalizadas, assim como a política. Vivemos em um momento em que o Legislativo está absolutamente ineficiente pois seus líderes estão sendo investigados”, explicou, ressaltando a necessidade de celeridade nas investigações.

Kakay finalizou com uma mensagem esperançosa, citando o cineasta argentino Fernando Birri: “’A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos’. A utopia serve para caminhar e, se caminharmos juntos, valerá a pena. Temos formação jurídica e compromisso com a sociedade para fazer este tipo de reflexão.”