O VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), maior e mais tradicional evento sobre o tema do país, promoveu, como parte da programação prévia deste ano, o Laboratório de Direito Eleitoral para jornalistas. O evento ocorreu na segunda-feira (10), de maneira on-line para repórteres de veículos de todo o Brasil e reuniu jornalistas de 21 estados. Os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre legislação e Justiça Eleitoral.

O advogado Luiz Fernando Pereira falou sobre Justiça Eleitoral e processo eleitoral. Diogo Rais abordou a diferença entre propaganda eleitoral e fake news. E a presidente do Iprade, Ana Carolina Clève, explicou sobre as as novidades das Eleições de 2020, como as alterações nas regras de financiamento de campanha, o fim das coligações nas eleições proporcionais e o limite nominal de votos, além das medidas previstas para contornar o problema da pandemia e o que esperar das eleições diante deste cenário.

O objetivo foi levar informações atualizadas aos jornalistas que atuam com cobertura eleitoral em sua rotina e, ao mesmo tempo, gerar uma aproximação com os profissionais da imprensa a fim de compreender melhor a dinâmica da cobertura sobre o tema.

A 7ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), realizado pelo Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade) e co-realizado pelo Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade) e Centro Universitário Unibrasil acontecerá de forma totalmente online, entre os dias 17 e 21 de agosto.