Carol Clève é eleita a primeira presidente mulher do Instituto

A advogada Carol Clève foi eleita presidente do IPRADE – Instituto Paranaense de Direito Eleitoral para a gestão 2019-2021, em Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (15). Desde sua fundação, em 2008, é a primeira vez que o órgão terá à frente uma mulher. Ela substitui o advogado Orlando Moisés Fischer Pessuti, responsável pelo Instituto na gestão 2017-2019.

“Vou primar pela representatividade do IPRADE no âmbito nacional participando ativamente das audiências públicas perante o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e das discussões atinentes ao Direito Eleitoral junto ao Congresso Nacional”, afirmou a nova presidente. “A criação da Diretoria de Relações Institucionais nos permitirá ter mais representatividade em Brasília”, completou.

Ela também destaca a realização do 7º Congresso Paranaense de Direito Eleitoral, em 2020. “O Congresso já está na agenda do eleitoralismo latino-americano e, sem dúvida, fazer que sua sétima edição tenha a mesma dimensão do ano de 2016, com a qualidade e a inovação de 2018, é uma das metas desta gestão”.

“Como as eleições municipais (2020) coincidirão com o meu mandato, pretendo implementar diretorias regionais para atender as necessidades da advocacia local com a promoção de cursos e palestras voltados à prática do Direito Eleitoral, em parceria com a OAB, a Escola Judiciária Eleitoral e Instituições de Ensino”, afirmou.

Moisés Pessuti, ao passar o cargo, afirmou estar deixando o IPRADE com um grande legado de crescimento institucional. “Realizamos mais de 20 eventos ao redor do Estado em parceria com as mais diversas entidades públicas e privadas e fizemos o melhor Congresso de Direito Eleitoral do País. Hoje o IPRADE é conhecido não só perante a classe eleitoralista ou perante a Justiça Eleitoral, temos reconhecimento nacional perante toda sociedade civil”, apontou.

O agora ex-presidente desejou êxito na gestão do biênio 2019/2021 e ressaltou a nomeação da primeira mulher à frente do Instituto. “Fico muito feliz de passar o bastão para a primeira mulher presidente do IPRADE. É um marco na história do nosso instituto. Carol Cléve conseguiu agregar na sua chapa valorosos colegas e tenho certeza que, com a capacidade de trabalho e o conhecimento acadêmico e intelectual de todos, o IPRADE está em excelentes mãos e poderá continuar nessa trilha de êxitos”, disse.

Currículo

Carol Clève tem 30 anos, é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Direito Administrativo pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Possui curso de extensão em Fundamentos Críticos de Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO), Espanha. É professora de Direito Constitucional e Eleitoral do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil. É membro fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral – IBRADE e da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PR. Sócia do escritório Clèmerson Merlin Clève Advogados Associados.

Veja mais fotos da Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira: