Faltam identificar 785.921 de eleitores paranaenses neste ano, em que se completa uma década de mutirões de cadastramento biométrico no Paraná

Fonte: TRE-PR

Após concluído o primeiro mês da biometria obrigatória em 2019, os números mostram que, desde janeiro, a Justiça Eleitoral cadastrou biometricamente 144.365 eleitores em todo o estado do Paraná. Com isso, ainda falta coletar as digitais de 785.921 pessoas.

Neste ano, o procedimento será obrigatório em 118 municípios paranaenses. Neste momento, estão sendo realizados mutirões nas cidades de Goioerê, Moreira Sales, Quarto Centenário, Rancho Alegre do Oeste, Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Pato Bragado, Quatro Pontes, Primeiro de Maio, Nova Fátima, Cruzeiro do Oeste, Mariluz, Tapejara, Tuneiras do Oeste, Ivaiporã, Arapuã, Jardim Alegre e Lidianópolis.

Em Nova Fátima, o prazo para comparecer ao cartório eleitoral, evitando o cancelamento do título, encerra-se no próximo dia 10. Ainda neste mês, inicia-se o cadastramento obrigatório em 12 zonas eleitorais paranaenses, que correspondem a 40 municípios do estado.

A meta da Justiça Eleitoral do Paraná para 2019 é realizar o cadastramento de todos os eleitores que ainda não fizeram a biometria. Até o momento, 7.319.653 pessoas foram cadastradas, ou seja, 91,09% de um universo de 8.035.269 eleitores. Em nível nacional, o objetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é alcançar o total de eleitores brasileiros até 2022.