A presidente do Iprade, Ana Carolina Clève, e o ex-presidente e membro-fundador Guilherme Gonçalves participaram, nos dias 20 e 21 de janeiro, da Caravana de Direito Eleitoral pelo Piauí, promovida Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí, para capacitar e atualizar advogados, potenciais candidatos e demais agentes envolvidos nas eleições municipais de outubro, como assessores, contadores e publicitários.

Os membros do Iprade participaram da conferência de abertura e de mesas de debate nas cidades de Paranaíba e Piripiri, que marcaram o início da caravana que pretende percorrer o interior do estado compartilhando informações e orientações.

“As eleições são sempre uma caixinha de surpresa. A cada dois anos, a cada eleição, nós temos novas regras. E, com essas novas regras e com a jurisprudência sempre mudando, é natural a insegurança dos atores políticos, tanto os candidatos, quanto os assessores, advogados, contadores, publicitários. Por isso é fundamental a qualificação e a atualização dos profissionais envolvidos em campanha. Para dar segurança e tranquilidade aos atores envolvidos em campanha e informação aos eleitores”, comenta a coordenadora da caravana, Geórgia Nunes. “A ausência de coligações deve trazer uma grande mudança nas correlações políticas, diminuindo o número de partidos viáveis e aumentando a fidelização a partidos. A participação feminina e o combate às candidaturas laranjas também é um desafio. E a Justiça eleitoral já se mostrou intolerante”, acrescenta.

A coordenadora do evento destacou a participação do Iprade nos debates. “A caravana pelo Paiuí propõe um debate para atualização e qualificação dos profissionais que irão participar do pleito. Para que o debate ocorra de forma ainda mais plural e com mais troca de experiências, trazer debatedores do Paraná, com toda a experiência do Iprade permitirá aos advogados aqui do estado esse contato com profissionais qualificados e com muita bagagem de vivência em eleições. Vamos extrair deles o máximo de conhecimento possível”.